top of page
geração helena

     O nosso time só foi entender que a cidade de São Carlos ia muito além do centro quando conhecemos o Assentamento Santa Helena. Localizado a bons quilômetros da região central, nos deparamos com 14 famílias divididas em lotes no que parecia ser uma grande fazenda.

​

     Grande parte dessas famílias se dedicava ao cultivo orgânico, de onde vinha a maior parte do seu sustento. Entretanto, a longa distância da região central da cidade e o consequente isolamento geográfico tornavam o escoamento dos produtos orgânicos uma tarefa muito árdua.

​

    Além disso, esse mesmo isolamento fazia com que muitas das famílias enfrentassem problemas de moradia, saneamento básico e saúde. Ainda assim, nada era ruim o bastante para tirar o sorriso do rosto da Terezinha, Seu Sebastião, Lindamira, e outros incríveis moradores com o qual criamos vínculos inesquecíveis.

 

 

 

    

    Os problemas preocupantes, unidos à motivação incrível da comunidade não deixaram dúvidas de que o assentamento Santa Helena era o local ideal para a criação do primeiro projeto do time Enactus USP - São Carlos.

​

    Depois de alguns meses de reconhecimento da comunidade e um estudo mais aprofundado dos problemas, o nosso time iniciou a sua atuação. A princípio, o aumento da qualidade de vida era o nosso objetivo principal. Logo, instalamos cloradores em quase todas as moradias dos lotes do assentamento, melhorando a qualidade da água consumida. Também foram doadas algumas caixas d'águas, visando o armazenamento adequado dos recursos hídricos.

​

   Ainda em relação à água, o nosso time solucionou o problema de abastecimento insuficiente das moradias ao adquirir uma bomba d'água, aquisição que se tornou possível graças a um prêmio que o nosso time recebeu da Ford, no valor de 5 mil dólares. Com esse novo equipamento, transportar água da represa até as casas se tornou uma tarefa muito mais fácil.

​

     Além de alguns mutirões realizados no assentamento, como o Mutirão da Saúde, o nosso time teve o maior foco de atuação voltado para a produção agrícola orgânica: criamos a Rede Agroecológica Santa Helena, um modelo de negócio que viabilizou a produção de orgânicos do Assentamento Santa Helena até as regiões centrais da cidade, aproximando o contato entre o produtor e o consumidor.

​

     Com a consolidação do negócio, a Rede passou rapidamente a ser a principal fonte de renda de muitas das famílias produtoras. O projeto, com o seu escopo incrível, nos levou a conquistar o 3º lugar no Campeonato Nacional dos times Enactus de 2015.

​

     O projeto Geração Helena é, sem dúvida alguma, uma referência de impacto positivo, inspiração e mudança.

bottom of page